Política de Patrocínio

Por definição do Conselho Editorial, o patrocínio é uma ação voluntária com recursos financeiros, cuja finalidade é o fomento à educação e cultura, através de obras de qualidade técnico-científica, aprovadas para publicação pela Editora UFV. Sob outro olhar, o recurso financeiro disponibilizado para a ação de publicação de uma obra é visto como um investimento, a fim de atingir um público-alvo como contrapartida.

Com o objetivo de acelerar a produção das obras aprovadas pelo seu Conselho Editorial, revisadas e diagramadas, a Editora UFV institui e normatiza a seguinte política de patrocínio para suas publicações:

- Será permitido o patrocínio tanto de empresas quanto dos respectivos autores/editores/organizadores das obras a serem publicadas pela Editora UFV.

- O patrocínio por parte de autores/editores/organizadores será realizado por iniciativa dos próprios, que identificarão a origem dos recursos, como segue:

  • Recursos próprios pessoais.
  • Recursos oriundos de projeto financiado pelo setor público.
  • Recursos oriundos de projeto financiado pelo setor privado.

- No caso de financiamento por empresas, a Editora UFV publicará edital de chamamento público para captação desses recursos, incluindo, apenas, obras que tiverem anuência de seus respectivos autores/organizadores/editores para participação nesse processo.

- Serão aceitas as seguintes modalidades de patrocínio, com as respectivas opções:

Patrocínio gracioso
Nesta modalidade, o patrocinador financiará parte do custo de produção de uma obra sem receber nenhuma contrapartida por parte da Editora UFV, mantendo, porém, a necessidade da assinatura do Contrato de Patrocínio.

Patrocínio parcial
a) 25% do custo de produção da obra
No caso de financiamento de empresas, o patrocinador terá as seguintes vantagens:

  • O nome aparecerá no agradecimento ou em alguma outra página inicial do livro
    No caso de financiamento por autores/editores/organizadores, a vantagem será:
  • Aumento de 10% para 12,5% o pagamento de Direitos Autorais (apenas com a utilização de recursos próprios pessoais).

b) 50% do custo de produção da obra
No caso de financiamento de empresas, o patrocinador terá as seguintes vantagens:

  • O nome dele poderá aparecer no agradecimento ou em alguma outra página inicial do livro;
  • Ele poderá exibir na quarta capa da obra o logotipo de seu interesse em menor destaque.

No caso de financiamento por autores/editores/organizadores, a vantagem será:

  • Aumento de 10% para 15% o pagamento de Direitos Autorais (apenas com a utilização de recursos próprios pessoais).

c) 75% do custo de produção da obra
No caso de financiamento de empresas, o patrocinador terá as seguintes vantagens:

  • O nome dele poderá aparecer no agradecimento ou em alguma outra página inicial do livro;
  • Ele poderá exibir na quarta capa da obra o logotipo de seu interesse em maior destaque;
  • O logotipo poderá contar com um rodapé descritivo.

No caso de financiamento por autores/editores/organizadores, a vantagem será:

  • Aumento de 10% para 17,5% o pagamento de Direitos Autorais (apenas com a utilização de recursos próprios pessoais).

Patrocínio total (100%):
No caso de financiamento de empresas, o patrocinador terá as seguintes vantagens:

  • O nome dele poderá aparecer no agradecimento ou em alguma outra página inicial do livro;
  • Ele poderá exibir na quarta capa da obra o logotipo de seu interesse em maior destaque.
  • O logotipo poderá contar com um rodapé descritivo.
  • Ele terá uma página disponível no final da obra para apresentar um histórico ao público, divulgando seu trabalho de apoio à ciência e produção científica.

No caso de financiamento por autores/editores/organizadores, a vantagem será:

  • Aumento de 10% para 20% o pagamento de Direitos Autorais (apenas com a utilização de recursos próprios pessoais).

-  O patrocínio somente será negociado para obras aprovadas pelo Conselho Editorial, revisadas e diagramadas. Neste momento, a Editora UFV entrará em contato com os autores/editores/organizadores de cada obra para averiguar a possibilidade de seu patrocínio.

- Por fim, vale destacar que o patrocínio de uma obra não implica sua publicação imediata.