Normas de Publicação

Normas de submissão de propostas à Editora UFV

Para iniciar o processo de publicação os originais devem ser digitados no editor de texto Word for Windows, fonte Times New Roman, corpo 12, em espaçamento 1,5 e com as páginas numeradas sequencialmente, sem qualquer tipo de formatação, a não ser indicação de caracteres (negrito, itálico etc.). O texto deve vir com o sumário e os títulos e subtítulos claramente identificados e hierarquizados numericamente.

As propostas deverão ter todos os capítulos na língua portuguesa, seguindo o Novo Acordo Ortográfico, tanto para obras de um ou mais autores em parceria como também para coletâneas em que a autoria dos capítulos é dividida. A exceção a essa regra se dá apenas nos casos em que a publicação é uma tradução integral para outro idioma. Citações em línguas estrangeiras dentro do corpo do texto são permitidas desde que acompanhadas de sua tradução em português, feita pelo(s) autor(es), na mesma página.

Estrutura do Livro

1. Capa

O layout da capa é de responsabilidade da Editora UFV, porém é importante que o autor/organizador envie fotos ou outras ilustrações relacionadas com o conteúdo da obra.

2. Elementos pré-Textuais

   2.1. Falsa folha de rosto

Antecede a folha de rosto, apresentando apenas o título e, se houver, o subtítulo da publicação.

   2.2. Folha de rosto

Contém os elementos essenciais de identificação da obra, como autor(es), título, edição – se não for a primeira –, editora, local e ano de publicação

   2.3. Dedicatória (opcional)

   2.4. Agradecimento (opcional)

Pode vir no final do prefácio. Se, no entanto, este não for do próprio autor ou se for grande o número de pessoas e/ou instituições às quais o autor agradece publicamente, deve vir na página seguinte à da dedicatória.

   2.5. Epígrafe (opcional)

Citação, ou pensamento, que está de certo modo relacionada com a obra.

   2.6. Lista de siglas e ilustrações (opcional)

Quando há grande número de siglas e ilustrações – e somente neste caso –, o autor pode listá-las separadamente. No caso das ilustrações, devem ser apresentados o seu número, o título e a respectiva página.

   2.7. Sumário

Indicação do conteúdo da obra, devendo conter as páginas de suas principais divisões, na ordem em que nela aparecem.

   2.8.  Prefácio/Apresentação

Esclarece o conteúdo do livro.

   2.9. Introdução (opcional)

Exposição de informações gerais e correlatas sobre a obra. Trata-se, muitas vezes, de um histórico.

3. Elementos Textuais

Constituem os elementos textuais o texto (introdução, desenvolvimento e conclusão), os elementos de apoio, como ilustrações – tabelas e figuras –, fórmulas, citações, notas e resumo, e os elementos de localização (páginas capitulares, títulos internos, fólios e cabeçalhos).

   3.1. Tabelas

Não obstante as definições de Tabelas e Quadros da ABNT e de outras obras que tratam do assunto, a Editora UFV adotará o termo Tabela para todas as apresentações do tipo tabular que trazem informações textuais e/ou dados estatísticos. Devem ser numeradas em algarismo arábico, por capítulo, e sequencialmente.

Exemplo: Tabela 2.1 indica a Tabela 1 do Capítulo 2.

O título, introduzido por um hífen, é escrito com inicial maiúscula somente na primeira palavra e nos nomes próprios, não apresentando ponto final.

A citação de fontes e notas eventuais são escritas no pé da tabela, sendo o seu corpo menor que o utilizado no texto.

   3.2. Figuras

Nas figuras, que compreendem desenhos, gráficos, esquemas, fotografias, diagramas, fluxogramas, mapas e organogramas, são obedecidas as mesmas normas de apresentação de tabelas, à exceção da localização do título, que fica na sua parte inferior e com ponto final. Abaixo do título deve ser citada a fonte, caso a figura já tenha sido publicada.

As figuras já devem vir no local mais indicado do texto. Todavia, após aprovação do trabalho para publicação, o autor encaminhará junto com a versão final os arquivos originais das imagens, para que sejam efetuados eventuais ajustes e/ou correções.

Quando citadas, as figuras, como as tabelas, devem ser indicadas pela palavra Figura, com a primeira letra maiúscula, acompanhada da numeração.

Exemplo: Figura 4.3, indica a Figura 3 do Capítulo 4.

   3.3. Uso do grifo (negrito ou itálico)

Negrito é utilizado para ênfase em palavras ou letras do texto, mantendo uniformidade. Itálico é mais apropriado para expressões em língua estrangeira, títulos de periódicos e livros, nomes científicos de gêneros e espécies animais e vegetais.

   3.4. Fórmulas e equações

Não devem ultrapassar a largura da mancha do texto. Se necessário, a divisão das fórmulas em duas linhas ou mais só poderá ocorrer onde houver sinais como + (mais), – (menos), = (igual), devendo o sinal ser repetido no início da linha seguinte.

Quando digitadas no Word, as fórmulas matemáticas devem ser escritas no “Microsoft Equation”.

   3.5. Unidades de medidas

Se forem utilizadas, a Editora UFV recomenda seguir o Sistema Internacional de Medidas.

   3.6. Sistemas de Chamadas de Citações

Citações são textos extraídos de documentos pesquisados e necessários para fundamentar as ideias desenvolvidas pelo autor. A Editora UFV adota as normas mais recentes, 20-23, da ABNT (NBR 10520) atualizadas em 2023.

  • Se o(s) nome(s) do(s) autor(es) fizer(em) parte do texto, apenas o ano da publicação aparece entre parênteses.

Exemplo: De acordo com Martin e Vaughn (2007), a capacidade de compreender, comunicar-se e interagir eficazmente com as pessoas de diferentes culturas é o resultado do desenvolvimento da competência cultural.

  • No caso de transcrição do texto, além do ano, deve-se citar a página de onde foi retirado.

Exemplo: Como lembra Filgueira (2008, p. 82), “A água constitui mais de 20% do peso de matéria da parte utilizável da maioria das hortaliças, razão pela qual estas se destacam, dentre as culturas de relevância, pela elevada exigência de água”.

  • No caso de mais de três autores, usa-se o sobrenome do primeiro seguido da expressão et al.

Exemplo: Mishili et al. (2009), referindo-se ao mercado africano, mencionam que muitos produtores e comerciantes intuitivamente entendem as preferências dos clientes mais diretos, mas é necessário ter informações sobre as preferências dos clientes de mercados mais distantes.

  • No caso de mais de um autor e diferentes obras, as citações bibliográficas no texto são feitas por ordem cronológica.

Exemplo: As pesquisas indicam que vários componentes como número de ramos laterais, número de nós no ramo principal, número de vagens por planta, número de grãos por vagem e comprimento de vagem estão fortemente relacionados à produtividade de grãos. No entanto, tais componentes apresentam variações de acordo com a densidade de plantas conforme observado por Távora et al. (2001), Mendes et al. (2005), Bezerra et al. (2008) e Costa et al. (2013).

  • Quando não fizer parte do texto, a citação vem entre parênteses, com o sobrenome do autor em inicial maiúscula.

Exemplo: Conforme comentado, as principais vantagens do cultivo consorciado são: proporcionar certa estabilidade à produção; usar de forma mais eficiente a terra e evitar custos adicionais (Andrews; Kassam, 1976).

  • Quando não for possível consultar o documento original e houver necessidade de reproduzir informação já citada por outro autor (citação de citação), escrevem-se o nome do autor original e o ano de publicação da obra acompanhados da expressão “citado por”, ou “apud”, mais o nome do autor consultado e respectivo ano de edição da obra. Também nesse caso, o nome do autor pode ou não fazer parte do texto. Em caso afirmativo, apenas o nome do autor original vem fora dos parênteses. Em caso contrário, toda a citação vem entre parênteses.

   3.7. Notas

São observações ou aditamentos ao texto de uma obra. Podem ser apresentadas em rodapé ou no final do texto, de capítulo ou seção.

As notas de rodapé prestam esclarecimentos e tecem considerações que não devem ser incluídas no texto, não interrompendo, assim, a sequência da leitura. Devem ser em número bastante reduzido, feitas sequencialmente em algarismos arábicos dentro de cada capítulo e vir na mesma página em que foram chamadas, com corpo menor que o utilizado no texto. Para a sua chamada no texto, utiliza-se algarismo arábico, em corpo menor, na entrelinha superior, sem parênteses, e nunca antes do sinal de pontuação.

IMPORTANTE! 

Nas obras com autores diferentes por capítulos, é necessário incluir, em cada página de abertura de capítulo, logo abaixo do título o nome de cada autor com uma nota de rodapé em que deverão constar as seguintes informações:

  • Titulação acadêmica;
  • Instituição onde atua;
  • e-mail.

Exemplo:

4. Elementos Pós-Textuais

   4.1. Posfácio

   4.2. Referências

A Editora UFV adota a norma NBR 6023 (ABNT, 2002a); as situações especiais serão avaliadas pela sua Seção Editorial e de Arte.

   4.3. Glossário (facultativo)

Relação de termos e expressões técnicas, acompanhados de definições ou traduções. Dispõe-se, na página, em linhas compridas ou em colunas (duas), devendo o tamanho da fonte ser menor que o do texto.

   4.4. Apêndice e Anexo (facultativo)

Matéria complementar e/ou comprobatória, trazendo informações esclarecedoras que não se incluem no texto, a fim de não prejudicar a sequência lógica da leitura. Sua paginação, no entanto, dá continuidade à numeração do texto. O apêndice deve ser elaborado pelo autor da obra; o anexo constitui documentos de outros autores.

   4.5. Índice

Lista detalhada de assuntos, nomes de pessoas e nomes geográficos e outros, com a indicação de sua localização no texto.

A Editora UFV utiliza, preferencialmente para suas obras, o formato 16 (15 x 22 cm), papel offset 24 ou 30 kg para o miolo, texto e ilustrações em preto e branco e capa tipo brochura em policromia e papel Supremo 250 g. Isso não significa, no entanto, que, em razão das características do trabalho, não possa ser adotado outro formato e acabamento. Todavia, havendo necessidade dessa mudança, o autor deverá procurar a Editora UFV, com antecedência, para conhecer suas implicações.

O preço de capa será definido pela Editora com base no custo total da obra e valor de mercado.